O "Anexo SL" é um dos vários anexos das Diretivas ISO que definem os procedimentos básicos a serem seguidos no desenvolvimento de Normas Internacionais e outras publicações, e é aquele que tem por objetivo garantir uma abordagem consistente e harmonizada para as várias dezenas de Normas de Sistema de Gestão (MSS) que fazem parte do portfólio da ISO.

Esta harmonização que melhora a coerência e o reconhecimento das MSS, simplifica a sua utilização e é particularmente útil para as organizações que optam por operar um único sistema de gestão (normalmente designado "integrado") que pode satisfazer os requisitos de duas ou mais MSS usadas simultaneamente.

 O Anexo SL está em uso desde 2012 e a sua revisão.

Como parte do compromisso da ISO de manter as suas normas relevantes para o contexto real, em 2018 os utilizadores de Normas de Sistemas de Gestão (MSS) foram questionados no sentido de obter as suas opiniões sobre a forma como o Anexo SL poderia evoluir.

Milhões de pessoas trabalham diariamente com MSS, pelo que o trabalho foi desenvolvido de forma a introduzir alterações que promovessem vantagens claras e generalizadas. Sempre que possível, as alterações foram introduzidas em subpartes específicas do Anexo SL de forma a manter a sua familiaridade global com os anteriores utilizadores.

 O Anexo SL na sua 12º edição, apresenta-se, então, da seguinte forma:

• O texto base do próprio anexo, composto por 8 secções, as quais incluem para além dos “Termos e definições”, a “Aplicabilidade do Anexo” e um conjunto de requisitos e critérios que no seu conjunto descrevem "Abordagem Harmonizada" para o desenvolvimento de MSS, incluindo o nível de autonomia e flexibilidade que pode ser exercido por Comités Técnicos individuais e outros membros de desenvolvimento de normas específicas de disciplina própria.

• Apêndice 1 (normativo), que estabelece as questões que devem ser abordadas e a informação que deve ser fornecida nos Estudos Justificativos (JS) que são necessários para a apresentação de uma proposta para desenvolver uma nova MSS.

• O Apêndice 2 (normativo) que descreve a "Estrutura Harmonizada" (com os números de cláusulas idênticos, com a mesma sequência, títulos de cláusula, texto, termos comuns e principais definições) com orientações sobre seu uso para escritores e editores.

• O Apêndice 3 (informativo) contém orientações que se destinam a ajudar os escritores e editores das MSS a compreender a abordagem da terminologia no Apêndice 2.

 As alterações foram simples e sem impacto imediato para os atuais utilizadores das normas. As alterações mais significativas afetam diretamente os escritores e editores, com diretrizes significativamente melhoradas, o que resultará num melhor alinhamento e harmonização de “requisitos específicos da disciplina" de forma que as mudanças passem a ser incorporadas ao longo dos próximos anos.

 Esta nova versão do “Anexo SL” foi incorporada na edição mais recente das Diretivas, publicada em 1º de maio de 2021, e será aplicável ao desenvolvimento de todas as novas MSS. Estas Diretivas são acessíveis ao público e podem ser acedidas e descarregadas gratuitamente (incluindo o Anexo SL e seus Apêndices) aqui.

É importante realçar que esta nova publicação do Anexo SL revisto não significa que as MSS existentes sejam obsoletos ou precisem de uma revisão. O Anexo SL revisto apenas terá efeitos em novas normas e nas que estão previstas para revisão periódica do seu conteúdo.

O Anexo SL desempenha um papel fundamental na interoperabilidade das normas para inúmeros utilizadores das normas de gestão ISO em todo o mundo. Pode encontrar informações completas sobre o atual Anexo SL aqui.