Norma internacional que estabelece os requisitos gerais que um laboratório de ensaio e/ou calibração deve cumprir, de forma a garantir a sua competência técnica e a fiabilidade das suas medições.

Inclui, ainda, os aspetos fundamentais da gestão da organização que permitem garantir essa competência, bem como otimizar processos, minimizar riscos e potenciar oportunidades.

Pode ser a base de muitas decisões, desde decisões de consumo, como o valor do pH de uma água engarrafada; decisões que afetam a nossa saúde e a segurança, como um produtor de alimentos que confirma que um produto é seguro para ser consumido ou um fabricante de brinquedos que demonstra que um determinado brinquedo é seguro para as crianças brincarem.

Há ainda decisões legais/regulamentares, como interditar os banhos numa praia, ou a distribuição de água, numa determinada rede, por não estar própria para consumo humano, recusar a entrada de um produto no país porque ele contém alto teor de mercúrio ou outro contaminante, ou apreender um material de construção porque ele não cumpre determinados requisitos, proibir um produto químico porque apresenta um sério risco de danos aos consumidores ou ao meio ambiente, ou controlar o débito de gasolina numa bomba de combustível. Todas essas questões e outras mais, dependem dos resultados de ensaios e/ou de calibrações de laboratórios.

Qual é a sua aplicação?

Neste sentido, a ISO/IEC 17025 aplica-se tanto aos laboratórios que analisam a água e alimentos que consumimos, aos brinquedos ou aos materiais de construção que compramos, como aos laboratórios que caracterizam a qualidade do ar ou aos índices de ruído, passando pelos laboratórios de metrologia, incluindo a metrologia industrial, associada ao controlo de processo e produtos recorrendo à calibração dos seus padrões e medidas (referências de trabalho) e a metrologia legal, cujos ensaios e medições visam a verificação do cumprimento de legislação cujo objetivo é salvaguardar os direitos dos cidadãos em geral, abrangendo as aplicações comerciais, fiscais, de proteção do ambiente, da conservação da energia, da saúde, da segurança.A ISO/IEC 17025 aplica-se a todos os laboratórios, ou seja, às organizações que realizam ensaios, amostragem para a realização posterior desses ensaios ou calibrações, independentemente do número de empregados ou da extensão do âmbito das atividades realizadas.

A acreditação dos laboratórios é de natureza voluntária. Contudo, para um número crescente de atividades laboratoriais, o respetivo enquadramento legislativo identifica a acreditação como condição necessária para o exercício dessas atividades.

Quais são as vantagens da acreditação de acordo com a ISO/IEC 17025?

A conformidade com a norma ISO/IEC 17025 é o mais alto reconhecimento de qualidade para laboratórios que a têm adotada em todo mundo como referencial para melhorar os seus sistemas de gestão e as suas operações técnicas e administrativas.

Os laboratórios que apresentam este reconhecimento têm diversos benefícios, como o reconhecimento internacional, a confiabilidade dos resultados, o aumento da credibilidade, a maior consciencialização dos envolvidos e a fidelização dos clientes.

 Acrescem, ainda, vários outros benefícios, como sejam:

  • A capacidade de oferecer serviços que, por lei ou requisitos do contrato, exijam a acreditação de acordo com a ISO/IEC 17025 (análise de água para consumo humano, calibração do sonómetro para medição do índice de isolamento sonoro) ou ter implementado e auditado o referido sistema de gestão (empresas certificadas com requisitos específicos para fornecedores de serviços laboratoriais);
  • A redução dos riscos, uma vez que a norma exige que o laboratório os identifique e defina ferramentas para a sua eliminação/mitigação;
  • A identificação clara e revisão dos requisitos e contratos dos clientes;
  • Registos e documentação atualizada, rapidamente acessíveis;
  • Acesso a novos clientes e mercados, uma vez que o reconhecimento internacional reduz os custos para fabricantes e exportadores, reduzindo ou eliminando a necessidade de ensaios noutros países;
  • Aumento da produtividade global do laboratório.

Como obter este reconhecimento?

Um laboratório que pretende acreditar-se segundo a norma ISO/IEC 17025 tem um conjunto de tarefas a realizar que, geralmente, se iniciam com o estabelecimento de políticas e objetivos da qualidade que se concretizam com a implementação um sistema de gestão da qualidade. Este, normalmente, é descrito num Manual da Qualidade, que servirá de “livro de instruções” para harmonizar e sistematizar os procedimentos que dão cumprimento aos requisitos da norma. É necessário criar ou rever esses procedimentos, e nalguns casos, documentá-los. É, também, necessário realizar registos. Estes além das informações básicas, devem apresentar informações específicas, como datas, operador responsável, local da amostragem/ensaio, condições ambientais, etc.

Relativamente aos processos associados aos ensaios/calibrações, é necessário ter em atenção se o método para realizar a atividade laboratorial é o adequado e se foi realizada verificação das suas características de desempenho para evidenciar a capacidade do laboratório para realizar essa atividade. A apresentação de resultados também requer atenção, eles devem ser claros e objetivos nas informações que transmitem. O cálculo de incertezas e a segurança da informação, são também tarefas obrigatórias. Os equipamentos têm um papel fundamental na obtenção de resultados válidos, e por isso, é necessário fazer uma gestão adequada e permanente daqueles que têm influência nos resultados das atividades de laboratório. Essa gestão passa por identificá-los, listá-los, calibrá-los ou verificá-los, mantê-los em bom estado de uso ou segregá-los, para não serem utilizados quando não estão aptos a ser utilizados, etc.

É, ainda, importante que o laboratório cumpra as disposições dos regulamentos emitidos pela entidade de acreditação, o IPAC, e que siga os procedimentos indicados no seu site para apresentar a sua candidatura.

Quer obter este reconhecimento?

A QASETEC pode ajudá-lo a implementar um Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a ISO/IEC 17025 e apoiá-lo durante todo o processo até obter a acreditação das suas atividades de laboratório.

O reconhecimento formal chegará com o certificado de acreditação e a permissão para usar o símbolo de acreditação nos relatórios/certificados de ensaio.